ORQUESTRA DE CORDAS PEQUENOS VENCEDORES

     Após a participação da maioria dos integrantes dos Pequenos Vencedores em edições do FEMUSKINHO, Colônia Musical de Férias do FEMUSC-Festival de Música de Santa Catarina, que ocorre em Jaraguá do Sul-SC no início de cada ano, decidiu-se fazer acontecer uma Orquestra de Cordas própria.

    Então, ao invés de uma merecida comemoração dos 10 anos do Projeto Pequenos Vencedores completados em 2010, optou-se por um novo desafio: a Orquestra de Cordas Pequenos Vencedores. Um empreendimento musical diferente.

     Além das crianças do Coral Pequenos Vencedores, vieram adolescentes e jovens ex-participantes do Projeto Pequenos Vencedores e até alguns pais e mães, totalizando 41 integrantes com idades entre 4 e 40 anos, tocando instrumentos de cordas. Ao todo, são 30 violinos, 6 violas de arco, 4 violoncelos e 1 contra-baixo.

     O lançamento oficial aconteceu em 31 de Maio de 2010. O mês de Junho serviu para a definição de quem iria tocar cada instrumento e para a aquisição dos equipamentos por parte das famílias. No final do mês de Julho iniciaram-se as aulas práticas, lembrando que apenas 6 dos 41 integrantes já haviam tido contato anterior (aulas) com este tipo de instrumento.

     Apenas 4 meses após o início das atividades com instrumentos, aconteceu a estréia nas comemorações dos 40 anos do Posto Sinuelo BR-101 - Araquari-SC para um público de mais de 1.000 pessoas em 19 de Novembro de 2010.

     Logo veio outra apresentação, desta vez a convite e representando o FEMUSC, no Angeloni Beira-Mar em Florianópolis em 17 de Dezembro de 2010.

     Dois dias depois, mais de 1.200 pessoas assistiram no Pavilhão do Parque de Eventos de Jaraguá do Sul.

     Depois disto, não se parou mais. Joinville, Blumenau, São João do Itaperiú e Guaramirim são algumas das outras cidades que também já receberam apresentações. Confira tudo o que já aconteceu no Túnel do Tempo, neste site (algumas informações ainda estão sendo atualizadas).

     Em Junho do ano passado a Orquestra fez uma viagem de três dias para o Rio Grande do Sul para participar do 15° Encontro de Instrumentistas (Encontro Suzuki) em Ivoti onde tocou, abrindo o Recital do Encontro. Além disso também participou, em Porto Alegre, do 1º Educandário In Concert.

     Já em 24 de Novembro a Orquestra fez a abertura do 40º Congresso sobre Educação, Psicologia e Evangelização Infantil em Curitiba-PR na parte da manhã com mais de 500 inscritos. À tarde, para um público superior a 800 pessoas, tocou para abrir a Palestra da Pedagoga e Educadora Cris Poli, a SUPER NANNY do SBT.

     O Natal de 2012 foi repleto de apresentações e logo no começo de 2013 vinte e oito integrantes foram novamente para o FEMUSC, desta vez alguns fazendo parte do 1º Femusc Jovem.

     Mais apresentações vieram após o FEMUSC, o Projeto não para.

     Vagas estão sendo abertas para que mais pessoas sejam contempladas com a oportunidade de aprender e tocar instrumentos de cordas, podendo, assim, fazer parte da Orquestra no futuro

     Pois o futuro é feito daquilo que sonhamos.

     E menor que nosso sonho não podemos ser!